Junho de 2000, Rio de Janeiro (RJ). Um maluco armado invade um ônibus por um motivo banal, seqüestrando e colocando em risco a vida de inocentes. Várias horas de negociações infrutíferas depois, uma ação atrapalhada de uma tropa de “elite” visivelmente despreparada transforma a situação numa tragédia.
Resultado: 1 refém morta. (o seqüestrador também, mas isso não conta)

Outubro de 2008, Santo André (SP). Um maluco armado invade um apartamento por um motivo banal, seqüestrando e colocando em risco a vida de inocentes. Várias horas de negociações infrutíferas depois, uma ação atrapalhada de uma tropa de “elite” visivelmente despreparada transforma a situação numa tragédia.
Resultado: 1 refém morta(ou quase, por enquanto). (o seqüestrador dessa vez não…. Espero que AINDA não)

A solução pra ambos os problemas?

Porque direitos humanos só se aplicam para humanos direitos.
[Update]: Banguelamente kibaaaaaaaado. Digão está aprendendo esta prática muito bem com o seu tio Toninho.
Postado por
































#1 » Jodevan - em 17/10/2008 às 21:15
Oi, Melo. Sou frequentador assíduo do blog, mas esse é o meu primeiro comentário
Eu já me perguntei sobre o porquê de um atirador de elite não entrar em ação várias vezes nessas horas para esses 2 casos, coincidentemente. Mas tenho alguma idéia da resposta. Imagine a tropa de “elite”. Agora imagine o atirador de “elite”. :/
#2 » Danilo Lion - em 17/10/2008 às 21:27
Certaaaaa a respostaaa !!!! falei disso hj no almoço em casa !!!!
#3 » Arthur - em 17/10/2008 às 21:30
Só temos a lamentar a despreparação da polícia. Que faz com que uma menor volte para carcere privado….
E o advogado do rapaz, ainda diz que tudo é uma “prova de amor”.
**queria ver se alguém a filha do advogado um dia, se ele teria coragem de dizer a mesma coisa.
#4 » Haggard - em 17/10/2008 às 21:36
Se a polícia executasse esses filhos da puta toda vez que ouvessem sequestros com certeza a incidência diminuiria…
#5 » Rodrigo - em 17/10/2008 às 22:25
Apoiado companheiro, é isso ae. Porq porq porq?
#6 » Mephistus - em 17/10/2008 às 22:37
Pois é…
aconteceram precisamente 3 chances para que um sniper “frio e sem coração”, o que não é difícil num caso deste, apresuntasse o cara!
Este é o problema…
O problema chama-se Brasil. Simples…
#7 » Maldito - em 17/10/2008 às 23:26
É Melo, essa frase sobre os direitos humanos era utilizada pela ROTA aqui em SP nas viaturas. É o lema deles (e o meu também).
Sobre o lance do bus, a história da polícia é que teve todo um trâmite político falando que não queriam ver miolos de seqüestrador voando pelo ônibus. Mas fico pensando… porque invadir a porra do busão com uma submetralhadora então?
Sobre o lance do seqüestrador do apartamento… apesar da dor das famílias e tal… ô minazinha feia, viu… num valia todo esse drama de seqüestro e tiro e tal.
#8 » Eu da Silva - em 17/10/2008 às 23:33
Enquanto isso, do outro lado do Atlântico:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2008/08/09/ult1807u45891.jhtm
Eu assisti um documentário, não lembro se do Discovery Channel ou do National Geographic, sobre esse episódio no Rio de Janeiro. Os caras estavam dizendo que sim, a polícia tinha atiradores de elite bem posicionados pra fazer chover cérebro de bandido naquele dia, e quem não deixou a polícia dar um fim naquela putaria foi o então governador Anthony Garotinho, temendo que ficasse muito feio pro estado uma atitude dessas. Não é bonita essa cumplicidade entre colegas de profissão?
Lindo mesmo foi o desfecho, né? Um policial errando um tiro a centímetros do bandido (o que me faz duvidar se os atiradores de “zelite” fariam um bom trabalho), e esse último, covarde, atirando na mulher que não tinha nada a ver com o peixe, ao invés de passar fogo em quem tentou lhe matar…
Mas isso aqui eooo… é um pouquinho de Brasil, iá, iáááá…
#9 » Caloã - em 17/10/2008 às 23:39
Caralho melo, eu falei isso hj mesmo para o meu irmão. Perguntei: por que não atiram logo na cabeça desse filho da puta quando aparecer na janela.
Resolveria todos os problemas. Menos um doido no mundo!
Agora as reféns baleadas e o filho da puta vivo sem um arranhão…
Se eu fosse policial, pelo menos um soco na cara e um chute no saco para não deixar muitos hematomas.
Mas preferia mesmo era ter dado um tiro na cabeça dele e dizer que ele apontou a arma para a polícia.
#10 » ricardo cm - em 18/10/2008 às 00:23
apesar dos ótimos posts, nunca comentei aqui mesmo sempre visitando. mas esse merece um comentário.
foi muito bem escrito e tem meu total apoio!
#11 » Nina* - em 18/10/2008 às 01:22
Concordo. Demorou demais pra acabarem com esta história da maneira mais perfeita possível: matando o sequestrador.
É engraçado como o brasileiro tem a triste mania de defender os (que se fazem) de fracos e oprimidos (inclua-se aí as “minorias”, os “discriminados”, os “excluídos” e todos os coitadinhos sociais).
Uma rádio aqui da minha cidade, perguntava ontem, aos ouvintes, o que eles achavam do caso de Santo André. Os que opinaram foram unânimes em afirmar que o sequestrador não era bandido (!) e por isso não deveria ser tratado como tal. Ora, se um fdp que, armado, invade uma casa, faz refém duas pessoas, atira contra a imprensa e ainda assim não é bandido, me digam, peloamordedeus quem é merecer deste título.
Espero que o sequestrador receba o castigo à altura de sua estupidez e vá curtir sua dor de corno no inferno, vestido a caráter.
#12 » Mad - em 18/10/2008 às 01:34
Fala melo !
Depois de um tempo, olha nós aí outra vez !
Mas dessa vez só tenho a concordar com você.
Direitos humanos não é utilizado para proteger humanos direitos pois esses sim pagam suas contas, trabalham, andam dentro da lei, etc…
Só ouço falar dessa besteira de direitos humanos quando esse tipo de gente morre ou faz algo errado.
Mandaram matar mais de 100 no carandirú, direitos humanos aparece e enche o saco. Mataram quem mandou matar, cadê direitos humanos ? Nada. Ele não merece também ? (desculpe mas não lembro o nome do militar e nem quero procurar).
Se essa criança (criança sim, independente de com quem anda pois tem, ou tinha, 15 anos) morrer culpo com certeza o comando desta operação desastrosa. Eles foram os culpados pela morte desta menina. Se tivessem entrado desde o começo arrebentando tudo, sem dar tempo para este maldito pensar, ele estaria morto e não ela.
Se um dia eu estiver em posição de refém por aqui, vou reagir na hora pois se a polícia chegar vou morrer mesmo, então tento me manter vivo. Ou não ?
Espero que continue nesta linha de pensamento pois hoje cedo falei exatamente isso. Cadê atirador de elite pra mandar esse mané para o inferno ?
Infelizmente essa é nossa realidade.
Abraços e continue com o bom conteúdo.
Mad
#13 » Nibelung - em 18/10/2008 às 02:12
O legal é que a polícia vive em dilemas gigantescos.
Se matam o bandido, o pessoal do Direitos DusManos chegam dizendo que foram muito violentos e não tentaram negociar com o “pobre coitado” que estava lá desesperado.
Se não matam o bandido, e na captura ele acaba ferindo alguém, é culpa da polícia que não agiu rapidamente com força física contra um “monstro sem coração” desses.
#14 » Thiago - em 18/10/2008 às 09:39
É, o sangue de duas vítimas na mão dos babacas dos direitos humanos.
#15 » verdadeiro - em 18/10/2008 às 11:24
O problema é que, certa vez, um “atirador de elite”, no Rio, eu acho, acabou por matar uma jovem, e o bandido também (mas isso não conta), com um tiro que atravessou a garganta do meliante e atingiu a vítima.
Com a polícia ganhando mal e com equipamento ruim, não dá.
Deveriam unificar a polícia militar com a civil, unificar a carreira de delegado com a de promotor, a de agente com a de analista. Mas falta vontade política para isso.
É uma grande porra!
#16 » Cesar - em 18/10/2008 às 11:57
O grande problema nessas situações é a IMPRENSA!!!!
Ela fica receosa de como sua imagem vai ficar ao “meter” uma bala na cabeça desse maluco!!!
Teve um caso ainda nesse ano em que a policia afirma que o sequestrador se matou, mas minutos antes ela pediu para a imprensa recuar para facilitar a negociação. Resultado: maluco MORTO, e vitima salva!!!
Abraço
#17 » Maldito - em 18/10/2008 às 12:04
Eu acho é que precisamos de uma nova ditadura. E de mais poder pra polícia também.
#18 » Rodrigo - em 18/10/2008 às 13:09
Ótimo!
#19 » Nina* - em 18/10/2008 às 14:18
É isso aí, Cesar! Também acho que se a imprensa se afastasse um pouco desses casos, os desfechos seriam melhores. Este caso que você citou aconteceu aqui no Guarujá. A polícia pediu para que a imprensa desligasse as câmeras e, logo em seguida, “coincidentemente”, o sequestrador se matou. Talvez se a imprensa não estivesse tão em cima deste caso, o Lindemberg também teria se matado E ninguém ia achar ruim…
#20 » Renato Pincelli - em 18/10/2008 às 17:16
@ Maldito – se vc quer viver sob uma ditadura tem várias no mundo. Recomendo a China ou a Coréia do Norte ou Cuba. São países socialmente avançadíssimos…
Quanto ao sequestro e seu fim desastroso eu acho que houve excessos de todas as partes: excessos por parte do sequestrador, promovendo esse circo todo por um motívo fútil (afinal, foi ele quem se separou dela – se ela não quis voltar depois, a culpa foi dele mesmo), a polícia fazendo uma negociação muito frouxa, não manteve a palavra. A polícia corta a energia e exige a liberação das vítimas. O moleque libera a amiga da Eloá e a polícia religa a energia… Tinha é que ter ficado no escuro, pois só metade do trato foi cumprido… E depois volta a menina lá…. Não tem como explicar isso, é absurdo! E a imprensa em cima disso tudo, muitas vezes sem um pingo de ética, só se importando com a audiência… Aí, sem mais nem menos a polícia desiste de negociar e de se impor e invade um apartamento pequeno… É lógico que as vítimas iam se ferir… É interessante notar, porém, que apesar de não ter a estrutura psicológica de um adulto, o Lindembergue não era um camicase, ele podia muito bem ter dado um tiro na cabeça no momento da invasão…
#21 » Thiago - em 18/10/2008 às 19:35
Porra. Vi a notícia sobre o assalto ao banco português. Quem é que devia fazer piadinha sobre quem?
Eu acho que se os atiradores de elite tivessem mais autonomia, os sequestradores pensariam duas vezes antes de pôr a cara numa janela.
Nina! Cadê você? Me esqueceu?
#22 » jefferson - em 18/10/2008 às 20:15
Por que não meteram uma bala na cabeça do filho da puta, seria muito melhor ele estar quase morendo em um hospital. Simplismente ele acabou com a vida dela mesmo que ele sobreviva sequelas ficarão.
Tomare que não dure muito tempo na cadeia.
#23 » Pepe Legal - em 18/10/2008 às 20:18
Deviam ter chamado o Stallone Cobra! Pq com louco(ou bandidos) ele não negocia. Ele MATA!
#24 » Guilherme - em 18/10/2008 às 21:44
“porque direitos humanos só se aplicam a humanos direitos”.
Falou tudo.
#25 » Damião Luiz - em 18/10/2008 às 22:49
Isso é Brasil!!!!! É uma vergonha os bandidos serem mais bem preparados do que a polícia. A pergunta é: até quando isso vai acontecer hein?
#26 » Humberto aka humbias - em 18/10/2008 às 23:24
http://www.youtube.com/watch?v=jDSwdZNbaGY
o americano queria suicidar (chamar a atenção, melhor dizendo). O atirador sniper (viciado em COunter Strike, só pode!) dá um tirambaço no revolver do cara. Incrivel!
Todo mundo sai ileso, incluindo o pretenso suicida de merda.
Enquanto isso, no Brasil….
Ah, outro detalhe! Repararam que quando acontecem as tragédias na TV e nos jornais não se fala de outra coisa? PQP!
#27 » Humberto aka humbias - em 18/10/2008 às 23:29
http://www.youtube.com/watch?v=jDSwdZNbaGY
Cena de um atirador de elite americano tirando literalmente o revolver da mão de um suicida com um unico tiro de sniper….
Enquanto isso, no Brasil…
E esperem pelo menos mais 3 semanas de falação sobre o caso… A Imprensa no Brasil custa a esquecer das coisas…. aff!
#28 » Seu Madruga - em 18/10/2008 às 23:46
Cara, eu realmente pensava em ser atirador de elite até que assisti ao documentário sobre o seqüestro do ônibus 174.Depois que eu vi ao filme, percebi que no final das contas, quem se ferra é o atirador_que tem que responder a processos por ter tirado a vida de um maldito infeliz_ e não o sequestrador_que se sobreviver vai pra prisão, ser sustentado pelo dinheiro do povo; se morrer ainda se livra da pena!
É muito frustrante ver essas palhaçadas acontecerem!
#29 » IGNORANTE? - em 19/10/2008 às 01:11
Certamente, se EU fosse a vítima eu iria querer que a polícia fizesse o quê posse possível pra matar o cara, nem que isso fosse por em risco a minha própria vida…
Melhor todos mortos que os reféns mortos e o “vilão” vivo!
#30 » Maldito - em 19/10/2008 às 11:45
@Renato Pincelli,
Fico feliz de saber que você sabe que existem ditaturas na China, Coréia e Cuba.
Mas vejo que você não conhece muito de interpretação de texto.
Eu disse que precisamos de uma NOVA ditadura. E não de um regime socialista.
Estude um pouquinho mais. Caso você não saiba, o Brasil já teve períodos de ditadura também.
#31 » Renato Pincelli - em 19/10/2008 às 16:20
@ Maldito
Sim, e foram dois períodos terríveis de ditadura de direita (1937-1945 e 1964-1985) onde a violência e a corrupção existiam, mas eram varridas pra debaixo do tapete – assim como acontece até hoje nas ditaduras de esquerda citadas. Ditaduras são todas iguais, não importa a orientação ideológica.
Concordo que “direitos humanos é para humanos direitos”, mas daí a tentar resolver um problema escondendo-o através de um regime ditatorial é ignorância pura. Violência não se combate com violência, e sim com inteligência. Veja o combate ao tráfico no Rio: a política oficial de enfrentamento só piora as coisas.
Seria assim tão difícil pra polícia pedir pra imprensa cair fora ou baixar a bola? Seria assim tão difícil conseguir um mandado judicial restringindo o acesso ao local apenas à polícia? Eu creio que parte da imprensa tem culpa nesse caso, mas isso não é razão para pôr fim às liberdades duramente conquistadas nos últimos 20 anos e dar todo o poder, de novo, às forças armadas.
#32 » Maldito - em 19/10/2008 às 22:19
Sobre violência ser combatida com inteligência… Suba o morro e tente falar pra um traficante parar de ficar fazendo guerra na favela.
Não adianta.
O fato é que ninguém consegue tirar a globo dos lugares, porque a globo manda no brasil.
Pelo menos se tivéssemos a ditadura não ia ter conversa. É “sai ou eu tiro você, e se eu tirar vai ser pior.”
Se a liberdade que vc prega é poder defender que bandidos têm direitos, então foda-se essa liberdade.
#33 » TOTAL ALIEN - em 21/10/2008 às 14:32
Solicitaram comida então que fosse posto sonifero nela!
Refem voltando ao local, vagabundo negociando e falando ao vivo no celular na asquerosa rede tv, demora na negociação dos fedidos gambés e nenhum atirador de elite.
O lixo e escroto tinha que ter saido MORTO !!!
Sucessão de cagadas e falhas grotescas !!
A bosta da rede tv talvez esteja satisfeita, pois atraves do programinha merda da sonia abrão talvez achem se conseguiram mais audiencia explorando desgraça e tragédia!
Fatos vomitávéis !!!