Mora em Floripa, é alto, magro, moreno, bonito, rico e um pouco mentiroso. Acumula vários cargos no VA, tais como fundador, presidente, redator, tesoureiro e carrasco de estagiárias indefesas.
|
- Assine o nosso feed - O que é feed? |
Fusion theme by digitalnature | powered by WordPress -
#1 » Gustavo Camargo - em 04/03/2009 às 19:06
A diferença entre a bíblia e o senhor dos anéis é: em nenhum momento o autor do último insinuou que aquilo poderia ser real, a bíblia pressupoe isso…. fim
não respondi a pergunta, só questionei o sentido dela.
#2 » porre - em 04/03/2009 às 19:35
Sempre achei isso. Mas tente conversar sobre qualquer aspecto das religiões cristãs e logo o cara virá com o argumento “mas a bíblia diz…”.
A bíblia pra mim é um ótimo livro de mitologia.
#3 » Zukriuchen - em 04/03/2009 às 19:35
Não, hobbits são apenas uma ilusão de ótica.
(mas os elfos claro que existem.)
#4 » porre - em 04/03/2009 às 19:36
Quanto ao inferno, estarei na segunda mesa do lado esquerdo do Capeta. Espero você lá Melo!
#5 » Blog Mallmal - em 04/03/2009 às 19:40
Sim.
#6 » Blog Mallmal - em 04/03/2009 às 19:40
Raciocínio circular, Falácia 101.
#7 » Fred Selva - em 04/03/2009 às 19:44
a pergunta é sua?
#8 » Mad - em 04/03/2009 às 20:46
Cara… faz o seguinte… escreve um livro com palavras difíceis… arruma uns mano que curtem vc pra caramba e que sempre estão ao seu lado.. arruma umas fãs que enxuguem o suor de seu rosto e pronto.. virgem e sem mulher vc já é ! Nesse livro escreve as passagens de sua vida… e dá uma auto-ajuda tbm….
cava um buraco bem fundo e coloca ele lá… enterra bem fundo… depois do fim do mundo.. uma nova geração aparecerá e achará seu livro.. então o Melo será o novo Messias !
Fala aí… show de bola !
Abraços
#9 » melo - em 04/03/2009 às 20:54
Boa!!!
#10 » melo - em 04/03/2009 às 20:56
Não.
#11 » melo - em 04/03/2009 às 20:57
Isso SE você chegar antes lá
#12 » melo - em 04/03/2009 às 20:58
Então olhe na contra-capa da Bíblia: “Esta é uma obra de ficção e qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência”
#13 » Vini - em 04/03/2009 às 21:05
A resposta é muito simples: sim.
Não sei por que complicar coisas tão óbvias…
#14 » _pEpE_ - em 04/03/2009 às 21:28
Comprovar a existência dos hobbits é ainda mais fácil pq no livro “O Senhor dos Anéis”, J. R. R. Tolkien descreve detalhadamente cada personagem. Mas na bíblia não se fala em nenhum momento sobre a aparência de Jesus ou qualquer outro, pelo contrário, em algumas religiões cristãs é expressamente proibido tentar fazer alguma imagem de Jesus ou Deus.
#15 » Maldito - em 04/03/2009 às 22:12
Falar sobre religião é sempre um saco…
#16 » melo - em 04/03/2009 às 22:14
Maldito, minha questão foi sobre literatura.
#17 » Gustavo - em 04/03/2009 às 22:19
Sim.
X existe porque está escrito no livro Y que X existe, e quem escreveu o livro Y foi justamente X.
P.S.: Esse negócio de “quote” aparecendo em cima dos comentários é um porre. Você tem que escolher entre colocar o cursor sobre o texto OU conseguir ler o texto. Dá um jeito de por esse botão fixo em algum lugar… que não seja em cima do que queremos ler!
#18 » Fred Selva - em 04/03/2009 às 22:50
é mais ou menos assim:
-Melo, a Bruna existe mesmo ou foi uma estratégia de marketing sua pra atrair público?
-Existe, Fred. ela existe.
-prove.
-não sabe ler? tá escrito ali… Bruna, “Gaúcha e xará do Melo, chegou em(…)”
#19 » Maldito - em 04/03/2009 às 23:19
Literatura é um assunto interessante…
Sendo assiim, nunca consegui ler nenhum dos dois… são muito grandes e muito chatos…
#20 » Andre - em 04/03/2009 às 23:59
Na verdade é mais fácil aceitar o Senhor dos Anéis como prova do que a bíblia, já que ele não passou por séculos de modificações e traduções de línguas mortas.
Uma bíblia em português hoje, deve ser uma parente de (2^32)º grau da original, que, segundo conta a lenda, não passa de um “diário” escrito pelas alegadas “testemunhas”, algumas dezenas de anos após o acontecimento dos alegados “fatos”.
Mas qualquer estudioso de Teologia vai saber explicar de forma mais precisa…
#21 » Paulo de Loyola - em 05/03/2009 às 00:12
Claro que não tem nada a ver. O Senhor dos Anéis não tem nada a ver com a Bíblia. Por favor, não fale um absurdo desses.
A existência dos Hobbits é provada com O Silmarillion.
#22 » melo - em 05/03/2009 às 00:53
Fred, então compareça ao blogbeach pra conhecê-la em CARNE e osso.
#23 » Diego Camara - em 05/03/2009 às 01:25
Eu particularmente odeio a Bíblia pq não tem musiquinhas…
#24 » Rey - em 05/03/2009 às 08:39
Cara, vc não tá kibando o brogui não? http://www.brogui.com/2009/03/03/tolices-do-yahoo-respostas-parte-4/
#25 » Fernando - em 05/03/2009 às 08:59
pergunta dificil de responder…
acho que do ponto de vista literário o Senhor dos Anéis é mais convincente que a Biblia, justo pelo que comentou o Andre (comentário 20), um pouco acima.
#26 » Douglas Neves - em 05/03/2009 às 09:23
É exatamente isso!
Os cristãos têm esse costume de usar a bíblia como argumento, e isso é uma das coisas mais irritantes!
Caraca, se eu não acredito, como o cara quer me convencer de algo usando A DROGA DO LIVRO QUE EU NÃO ACREDITO?
Revoltante.
Então fazer isso com o Sr. dos Anéis é exatamente a mesma coisa.
– “Cara, sabia que hobbits existem?”
– “Bah, não fala besteira. Eu não acredito nisso”
– “Mas ta escrito aqui, no Sr. dos Anéis”
Troque ‘hobbits’ por ‘Deus’ e ‘Sr. dos Anéis’ por ‘bíblia’ e você tem sua resposta
#27 » anônimo - em 05/03/2009 às 10:31
Não, pois quem não acreditava em Hobbits nunca foi queimado numa fogueira…
#28 » Glitch - em 05/03/2009 às 10:36
Essa pergunta, na verdade, é uma pegadinha, já que Senhor dos Anéis é a Bíblia .
#29 » Thomas - em 05/03/2009 às 10:57
uaHHUaAUAhHUA
Faleci de tanto rir agora… huauhAHUA
#30 » melo - em 05/03/2009 às 11:19
Majestade, eu vi a frase depois do nick de um amigo meu no Msn.
Não tenho problema nenhum em citar a fonte do material que eu encontro. Ao contrário, sou um grande incentivador da prática, então se a tivesse retirado do site da ovelha, certamente o teria linkado.
#31 » Juliana - em 05/03/2009 às 13:31
Acompanho o blog faz um tempinho, e está entre meus favoritos, inclusive com link no meu blog. É a primeira vez que comento porque achei a pergunta realmente sensacional e fiquei curiosa para ver as respostas.
Em minha opinião, sim. É a mesma coisa. E tô adorando as respostas. Ohh, mentes criativas!
#32 » Flavio - em 05/03/2009 às 16:24
Interessante, comparar documentos historicos com pura ficção, deixando questão da existencia de Deus ou não de lado, vocês considerariam a Bíblia um documento puramente mitologico?
#33 » Lucas Rodrigues Amaral - em 05/03/2009 às 20:13
a resposta é sim
como eu li outro dia: “Um homem sem religião é como um peixe sem bicicleta”
=D
#34 » Rey - em 06/03/2009 às 09:20
Falou mestre, prometo não fazer acusações de kibadas, afinal vocês são meu blog preferido e vc com certeza é do mais criativos da blogosfera.
Com relação à questão, ontem até ocorreu uma discussão sobre esse mesmo tema no trampo e um colega mais conhecedor de Senhor dos Anéis me disse que algumas coisas da mitologia de SdA foram realmente inspiradas na Bíblia. Inclusive a obra Silmarillion (anterior aos fatos narrados no SdA) é dividida em livros temáticos como na Bíblia e os conceitos de anjos caídos, inferno e outros, são claramente inspirados na Bíblia.
Eu sou um cara que se considera “religioso” (mais espiritualista) sem seguir nenhuma “religião organizada” e fã (não fanático) do Senhor dos Anéis. Considero apenas que das duas obras pode-se tirar lições. Depende de quem lê e da interpretação que se dá. Agora, tomar a Bíblia ou o SdA como base para tudo na vida é radicalismo…
#35 » Shiryu de Escorpião - em 06/03/2009 às 09:51
Quanta blasfêmea!! Que Tór perdoue suas almas de vcs!
#36 » mamm - em 06/03/2009 às 11:01
http://godisimaginary.com/i7.htm
#37 » Fernando Carvalho - em 06/03/2009 às 11:19
Fantasias sempre vão levar o homem numa viagem da mente que é diferente para cada pessoa. Dependendo da fantasia vc pode ir se aprisionando mais e mais em cadeias que o proprio individuo cria. Para mim verdade é acompanhada de fatos e contra fatos nao ha argumentos. No livro Senhor do aneis tudo esta embasado em viagens muito distantes de um autor e com o menor nivel de ligação com o mundo real. A biblia traz a verdade, baseada em fatos reais. Inclusive muitas pessoas apresentam essas verdade a todo o momento. Assim, com o Senhor dos aneis vc estaria defendendo sua fatasia ^^. Ja com a Biblia estaria apresentando verdades ^^. No caso, o Cristo.
#38 » Mad - em 06/03/2009 às 11:54
Rey,
Chupa as bolas do Melo seu baba ovo !
rsrsrsrsrsrsrrs
Fernando Carvalho,
Enrola um desses que vc fumou ou faz mais um copo desse cházinho aí ? Tem as manha ?
rsrsrsrsrsrsrs
#39 » melo - em 06/03/2009 às 12:00
Não, obrigado.
#40 » JC - em 06/03/2009 às 12:06
E se os orcs na obra significarem aspectos psicológicos internos? E se o anel que só pode ser destruído no mesmo fogo em que foi criado tiver a ver com uma missão pessoal de cada indivíduo? Se a redenção de Gandalf (de O Cinzento para O Branco) significar a realização da Magnus Opus? E se o povo (inclusive eu) estiver vendo coisas onde elas não existem? (:
Tantas variáveis… Tão pouco conhecimento… Tão pouco discernimento… Tão pouco tempo…
#41 » Fernando Carvalho - em 06/03/2009 às 12:13
uaehueahuaeh
#42 » Shiryu de Escorpião - em 06/03/2009 às 13:20
Jesus era ripe. Só andava descalso e pregava paz e amor.
#43 » anônimo - em 06/03/2009 às 16:44
Concordo com o Fernando Carvalho. Depois desse blog, a Bíblia é a que mais tem verdades absolutas!
#44 » Constantino - em 06/03/2009 às 18:01
Dizer que a Bíblia é pura ficção é negar os fatos históricos que ela também relata.
Também é burrice dizer que a Bíblia traduzida perde o mesmo sentido da original, que foi escrita em aramaico, hebraico e grego.. é só comparar com algumas que se vendem que vem com os idiomas originais e a tradução em baixo.
sendo ou não cristão, algumas coisas tem que ser observadas….
#45 » Rey - em 06/03/2009 às 21:23
Que fetiche é esse, rapaz? Sai fora!
#46 » Rey - em 06/03/2009 às 21:25
Aqui há um exemplo da lógica religiosa que os bonequinhos representaram…
#47 » Guilherme Sampaio - em 06/03/2009 às 21:48
não se esqueçam de comentar que a bíblia foi peneirada e ajustada conforme os gostos da igreja, proibindo varios testamentos, principalmente o de maria madalena, e de tiago irmão de jesus… entao se a bíblia é verdade, então ela é só meia verdade…
E meia verdade pra mim é quase mentira….
Não desconfio de Jesus, mas sim da igreja que é um orgão criado e governado ao gosto dos homens
#48 » Fred Selva - em 07/03/2009 às 14:36
tem, no plural, é têm.
e, desculpe a ignorância, mas… uai! deus era poliglota??
#49 » Maria Gabriela - em 07/03/2009 às 21:03
“(A tentativa de) Provar a existência de Deus usando a Bíblia, é igual (à tentativa de) provar a existência de Hobbits usando o Senhor dos Anéis?”
Não, porque o “relato” bíblico tem peso histórico e cristalização cultural incomparáveis a qualquer outro livro da face da Terra e como tais, dificílimos de se transpor.
Quantas guerras o impasse hermenêutico acerca de “O Senhor dos Anéis” deflagrou? Quantos reis foram derrubados? Quantos povos foram escravizados em nome de passagens de “O Senhor dos Anéis”?
Vejam bem : não entrei no mérito da existência da deidade. Estou dizendo que as tentativas de comprovação são completamente diferentes porque a fundamentação de uma está enraizada de tal forma na cultura mundial que não se pode comparar à de outra, daí a sua força e a sua tomada como objeto de estudo por linhas historiográficas.
Estes estudos, por sua vez, consideram ainda, a veracidade de muitos pontos no “relato” bíblico, quando em contraste com outras de suas fontes, ao passo que “O Senhor dos Anéis” é, declaradamente, obra fictícia.
#50 » Gabriel - em 08/03/2009 às 13:06
A biblia resolvia todas as questoes satisfatoriamente na idade do ferro.
Os governantes da época, igreja católica, controlova o seu povo ignorante com a biblia. Cegos pela religiao que se voce fosse contra iria pro inferno, era a dona da verdade.
É complicado acreditar que todo universo seja criado em 6 mil ~ 10 mil anos, sendo que temos cidades como Tihuanaco com 17 mil anos de idade(!)….. Mais complicado ainda, é mesmo com tanta tecnologia e acesso a informação acreditar em coisas que somente os ignorantes, analfabetos da época acreditavam.
#51 » Gabriel - em 08/03/2009 às 13:07
Só pra constar: acredito sim que Deus exista… mas não é o ser que a bíblia ensina. Esse ser esta mais pra seres de fora, do que pra Deus.
#52 » VASister - em 10/03/2009 às 21:07
Pra mim a comprovação da existência do Legolas, de preferência na porta da minha casa, já tava “bem bão”.
#53 » jonathan - em 16/03/2009 às 16:17
Pelo contrario do que o cara lá encima falou. Sou fã do Tolkien e ele nunca falou que o que esta escrito em SdA é invençao, ele dizia sim que havia encontrado um livro vermelho, umregistro de um mundo antigo.
#54 » Bruna - em 18/03/2009 às 00:00
Ufa! Quantos argumentos!
Não vejo esta conversa como produtiva e, bem por isto, não ia comentar aqui não.
Maaaas… senti vontade de expressar minha humilde opinião. :]
1º Porque é que em todas as questões religiosas sempre há alguém (sem citações nem generalizações) para defender ferozmente seu ateísmo, criticando alguns cristãos justamente pelo fato de defenderem ferozmente seu cristianismo?
2º Quanto à maturidade da argumentação, concordo (#26) que não é eficiente usar a bíblia como fonte para quem não acredita nela.
Mas argumentos como o #14, francamente… Passam muito longe desta suposta maturidade não? Dá nem graça debater nestes termos. :]
3º Uma das coisas que mais me incomoda é a voracidade de diversos ateus e agnósticos em defender sua não-crença. Citando #34 (Rey), também desprezo todo o tipo de radicalismo, aliás, o slogan do meu blog pessoal é justamente “todo o tipo de radicalismo intelectual engessa a inteligência e fere o bom senso.”
Não tenho problema algum em debater este tema. Mas me recuso a argumentar com pessoas que estão ali pra definitivamente provar que Deus não existe “e ponto” e que cristãos estão errados “e ponto”.
Quando converso sobre isto, tento entender o que leva as pessoas a pensar desta ou daquela forma, ENTENDER o outro, e não IMPOR o que penso… E tento não conversar com alguém que não tenha esta mesmo interesse em entender todos os possíveis ângulos da questão.
Não concordam que é muito mais produtivo desta forma?
#55 » Bruna - em 18/03/2009 às 00:04
PS: Falo estas coisas de forma geral, baseada nas minhas impressões em conversas que vanho tendo ao longo da minha vida, com as mais variadas pessoas. Portanto, só gostaria de destacar que qualquer defesa feroz e/ou precipitada pode pegar mal, baseada na questão do “chapéu”. Ele serve? ;]
PS2: #50 Antes de levar a bíblia ao pézão da letra como contra-argumento, sugiro uma pesquisa. Ela poderia começar em um bom dicionário, na palavra “alegoria”. ;]
PS3: #40 – Não penso que estejas vendo “coisas”. Tolkien era cristão, e conversava muito com C. S. Lewis (autor de Nárnia, também cristão e seu amigo pessoal), inclusive sobre formas de inserir simbologias bíblicas em suas obras. ;]
PS4: #52 Va Sister – I agree, em gênero número e grau… Só mudaria o endereço. XD
PS5: Uma sugestão de leitura para ambos os lados: http://www.livrariamelhoramentos.com.br/supercart/cgi-bin/supercart.exe/searchid?ok=detalhes_livros.htm¬hing=livros_nada.htm&b=168&id_est=1019697&store_friend=1025&origem=1025
Contém o tipo de argumentação perfeita para um bom início de conversa.
: * e aguardando as chibatadas dos presenteados com o chapéu.
XD
#56 » Shinigami - em 19/03/2009 às 09:05
Pronto, é só falar de religião aparece um monte de crente choramingando.
Eita povo chato!!!
“Afirmo que ambos somos ateus. Apenas acredito num deus a menos que você. Quando você entender por que rejeita todos os outros deuses possíveis, entenderá por que rejeito o seu.” Stephen Henry Roberts
#57 » mstrey - em 21/03/2009 às 22:58
Ah pois eh!!
Que discussão essa ein.
Até vou concordar com a Bruna, o melhor é conversar e tentar entender.
Mas não só a conversa é importante e sim a tolerância e empatia (procurem no dicionário).
O que mais me incomoda nos católicos e evangélicos é a incapacidade de aceitar que as pessoas possam ter crenças diferentes sejam budistas, induístas, católicos, evangélicos, espiritas (espirita também é cristão, vá pesquisar!) e qualquer outra crença. Ou ainda a incapacidade de aceitar religiões politeístas que predominam no leste e norte europeu.
Isso que eu escrevi é uma breve tradução/explicação da frase acima (#56)
Mas sobre a pergunta:
Não podemos levar em consideração o valor histórico da bíblia pois quem estudou um pouco de historia antiga e medieval sabe que a bíblia só começou a ser utilizada para pregação mais de 300 anos após a morte de Jesus e foi utilizada fortemente no oeste e norte europeu (bem longe da terra sagrada onde os judeus se negam a aceitar jesus como filho de Deus.) que já tinham suas crenças e nunca tinham ouvido falar desse tal de jesus que vivia em uma terra de judeus e até ele mesmo era judeu.
Sabendo disso podemos afirmar que a bíblia foi utilizada para pregação sem favorecer-se de toda sua carga histórica.
Hoje sabemos dos traços históricos comprovados e narrados na bíblia porém naquela época e na região que ela foi utilizada ninguém tinha esta informação.
Tudo isso para dizer a a comparação da biblia com SdA é justa e eu realmente acho válido dizer que é sim a mesma coisa provar a existência de Deus com a biblia e provar existencia de Elfos, Hobbits ou Orcs com SdA.
E pra quem não leu bem a pergunta, ninguém quer provar ou questionar a existência de Jesus e sim de Deus.
E cito uma frase minha para essa situação:
“Se Deus existe, ele é um cara tão irônico e sacana que não merece minha crença.”
#58 » WAGNER - em 12/04/2009 às 08:17
É ME PARECE QUE TODOS ESTÃO MAIS PREOCUPADO COM O SENHOR DOS ANÉIS DO QUE COM O MESTRE JEUSUS CRISTO, O QUE VCS Vê NO SENHOR DOS ANÉIS, PARA ACHAR TÃO INTERESSANTE, A BIBLIA TEM MAIS VERDADE DO QUE O FILME, VEJO NO FILME APENAS UMA COISA INTERESSANTE, A ALIANÇA QUE É LEVADA POR UM MANCEBO, APENAS SÓ ISSO E NADA MAIS, E VOCES FAZEM COMPARAÇÃO COM A BIBLIA , POIS TODOS TEM QUE APRENDER MUITO AINDA.
#59 » Fábio Cruz ( Proféta ) - em 09/05/2009 às 20:17
O que deu pra perceber e que você só acredita no que pode ver.
Entam você não acredita que tem um cerebro? porque não pode velo!
eu vou lhe provar que vc acredita em coisas que vc não pode ver.
vamo lá?
1ª- o ar que vc respira
2ª- um átomo
3ª- o som
Deus é a mesma coisa, vc não pode ve-lo mais pode sentilo.
O mundo fede tanto em pecado, que não podemos ver ao Senhor Deus.
esperimente encontra-lo, vc vai acha-lo.
No livro de Mateus Cap. 5,8 está escrito assim:
“Bem aventurados os puros de coração porque veram a Deus”
Na verdade vc precisa Crer e não ve.
#60 » N. - em 15/05/2009 às 20:01
Bruna, parabéns… comentaste muito bem…
#61 » gabriela - em 11/10/2011 às 20:45
eu acho que so deus que muda a vida seu diabolico