O que é RSS?


Este é um post requentado, para auxiliar no Movimento Blog Voluntário. Participe você também, por uma internet com menos analfabetos digitais.
 
Todos temos nossos blogs favoritos.
 
Aposto que a primeira coisa que vocês digitam na barra de endereços logo que abrem o seu navegador preferido, é http://verdadeabsoluta.net, certo? Depois de conferirem o que está rolando de absurdo aqui no VA, voltam pra barra de endereços e digitam http://efetividade.net, a fim de aprenderem dicas e macetes para deixar a sua vida mais produtiva. Aí resolvem visitar o http://papodehomem.com.br/ para ler a última coluna do Dr. Love. Então, chega a hora de dar uma olhada nas dicas de SEO que o http://www.brpoint.net/ postou hoje, e dá-lhe digitar a url na barra de endereços novamente…
 
Meio cansativo, não? Mas a coisa pode ficar ainda pior. Os exemplos que eu citei aí em cima geralmente tem atualizações diárias, então você quase nunca “perde a viagem” em acessá-los. Mas e nos outros casos que você acessa determinado blog e o autor não escreveu nada de novo desde a sua (a sua, não a do autor…) última visita?
 
Nesses casos você acaba perdendo valiosos instantes do seu dia, que com certeza está cada vez mais corrido. Pode não parecer grande coisa, mas tem para quem acompanha dezenas (e até centenas) de blogs diariamente, fica impraticável acessar um por um, seja clicando na barra de favoritos, seja digitando todos os endereços.
 
É aí que entra o RSS…

 
Não, RSS não é onotmatopéia de risadinhas miguxas, e sim “Really Simple Syndication”. Ficou na mesma? Eu explico. Um programa agregador de RSS (Dica: Use o Google Reader) funciona mais ou menos como a “Caixa de Entrada” do seu programa de correio eletrônico, que destaca quando novas mensagens chegam.
 
Tudo que você tem que fazer é adicionar o endereço do RSS de seus sites favoritos (o do VA é esse aqui) ao seu programa agregador de RSS. E pronto! Agora o ÚNICO endereço que você vai ter que digitar na barra de endereços é o do agregador, e nele vão estar acessíveis todos os novos posts dos blogs que você assinou. Sim, SÓ OS NOVOS POSTS! Nada de perder mais tempo acessando sites que não foram atualizados.
 
Entendeu ou quer que eu desenhe? Tá, não sou eu, mas teve um maluco que desenhou( e outro que traduziu ;) ), confira:


Link do vídeo, pro pessoal do feed…

 
Fácil, não?
 
Aqui no VA, o link do RSS (dos posts e dos comentário) está disponível ali na barra lateral do site, juntamente com um contador de quantos são os assinantes (atualmente, quase 2000).
 
Vão por mim, o ganho de tempo é significativo, e vale a pena perder uns minutinhos para aprender como se utiliza o programa agregador.
 
E então, tá esperando o quê ainda? Ative já a sua conta no Google Reader e assine agora mesmo o RSS do VA. Vou ficar honrado da 1ª vez de vocês ser comigo ;)
 
Este é um post requentado, para auxiliar no Movimento Blog Voluntário. Participe você também, por uma internet com menos analfabetos digitais.

Post to Twitter Post to Facebook Send Gmail

  1. #1 by SPAMKIDS on 25/04/2008 - 17:03

    RSS é só Risos

  2. #2 by VaSister on 26/04/2008 - 02:41

    Enquanto o VA brother não ensinar direitinho a VASister a fazer tudo isso, vai ter uma analfabeta digital no quarto do lado. :P

  3. #3 by Seiti on 29/04/2008 - 17:49

    Muito bom o post!
    Mas só para esclarecer, o nome certo é feed, ou web feed.
    Deixando no mesmo tom do seu post, *feed* seria palha de aço, e *RSS* seria Bombril (e *Atom* seria Assolan) =)

  4. #4 by Gabs on 14/04/2009 - 19:46

    Cara, é por isso que eu gosto do VA. As explicações são as melhores /)

  5. #5 by C_rik on 16/06/2009 - 22:51

    Melhor que esse que esse VA, soh o VR pra comer na hora do almoço… rss rss! Entenderam?? `rss`

  6. #6 by melo on 16/06/2009 - 23:00

    C_rik :

    Melhor que esse que esse VA, soh o VR pra comer na hora do almoço… rss rss! Entenderam?? `rss`

    Céus, quanta perspicácia!

  7. #7 by Juliana on 22/12/2009 - 20:24

    Cara! Eu sempre me perguntei oq era o RSS..
    Otima explicação!

  8. #8 by Clacso on 4/03/2010 - 17:17

    Muito bom esse post ainda mais p 1 MOBRAL digital q nem eu ashuahushau!

  9. #9 by will on 8/04/2010 - 20:38

    RSS

    RSS é um subconjunto de “dialetos” XML que servem para agregar conteúdo ou “Web syndication”, podendo ser acessado mediante programas ou sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs.

    A abreviatura do RSS é usada para se referir aos seguintes padrões:

    * Rich Site Summary (RSS 0.91)
    * RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)
    * Really Simple Syndication (RSS 2.0)

    A tecnologia do RSS permite aos usuários da internet se inscreverem em sites que fornecem “feeds” RSS. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o utilizador pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.

    Os feeds RSS oferecem conteúdo Web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo e outros metadados. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado “RSS feed”, “webfeed”, “Atom” ou ainda canal RSS.

    A principio e até hoje em alguns sites o ícone adotado para o formato RSS é RSS juntamente do indicativo de XML XML. Mas o ícone mais famoso Ícone feed RSS que representa o RSS foi adotado numa parceria entre a Mozilla Foundation (criadora do Firefox, que já usava o ícone) com a Microsoft para a mais recente versão de seu navegador, o Internet Explorer 7. Posteriormente o Flock, navegador baseado no Firefox ainda em desenvolvimento, também adotou o ícone. Ajudando a promover o RSS para os utilizadores o site Feed Icons distribui gratuitamente o ícone em diversos formatos para inserção em websites.

    ESPERO TER AJUDADO

  10. #10 by agencia de publicidade on 11/11/2010 - 19:30

    Muito bom mesmo! Trabalho com publicidade e tento diariamente convencer os clientes da importancia do RSS, mas quase NINGUÉM sabe o que significa! Tem muito analfabeto digital mesmo, temos que mudar isso!!!

(não será publicado)